domingo, 17 de abril de 2011

Dos cacos no espelho.


Nadine era uma menina simples.Não gostava do seu nome,desde a infância foi torturada pela vida,tinha sonhos que ninguém parecia entender,complicações familiares,relacionamentos bizarros,não gostava da luz,em grande parte da sua existência se achava sozinha..incompreendida..e por isso muitas vezes preferia acreditar que sim,pessoas são ilhas.Ela tinha cicatrizes por todo seu corpo,algumas bem visíveis,outras,nem tanto, estavam escondidas dentro da sua alma e traziam lembranças que ela queria esquecer mas infelizmente vez ou outra elas insistiam em aparecer e pertubá-la e em alguns momentos certas figuras humanas a faziam lembrar cada vez mais que ela teria que conviver com essas cicatrizes e que muitas vezes elas iriam queimar,dar sinais que o processo de cicatrização  foi mal sucedido.Ela de vez em quando se pegava doente..mas não de um resfriado ou alergia como a maioria das pessoas,mas uma doença pessoal,psicológica que interferia nas suas relações com os outros e consigo mesma,principalmente consigo mesma.Muitas vezes era tachada de louca,esquisita,fria.Muitas das suas noites eram acompanhadas por pesadelos com seres estranhos que a perseguiam e sugavam todas as suas forças.Ela também não se achava muito bonita.O seu refúgio,n vezes eram seus remédios..mas ela mesma ficava em dúvida se eles ajudavam ou só aumentavam seus problemas.Ela sabia que coisas estavam erradas.Mas já se acostumara a pensar,agir,viver assim.Era como se cada dia que passasse fosse um passo muito próximo da morte,do fim de tudo..muitas decepções,brigas,reconciliações em vão,expectativas,ilusões,dores,indiferença,amargura,ódio.Será que o problema são os outros,a vida, ou eu mesma?Ela sempre se perguntava e até se culpava automaticamente,dizendo que o problema era ela e logo em seguida outra frase ecoava em sua mente: "mas eu não tenho culpa de ter nascido" .Uma coisa é fato: é sempre mais fácil falarmos de outra pessoa do que de nós mesmos.Assim como também é mais fácil entendermos os problemas dos outros do que os nossos.Nadine tinha uma amiga,não era de longa data mas a conexão das duas era tão profunda que parecia que se conheciam desde a infância,ou antes dela.O nome da sua amiga era Marina.Não se sabe se por conta das tendências depressivas ou dos ensinamentos que até então só a machucavam ao se tratar de vida,Nadine costumava visualizar a perfeição em Marina,e sempre a dizia isso que ela era linda,gente boa,inteligente,útil.Mas assim como todo mundo,Marina não era nada perfeita,possuia n defeitos mas de uma coisa ela tinha certeza:sua amiga Nadine é mais incrivel do que ela pensa,e se dependesse dela,ela iria ficar sabendo disso todo dia.Um certo dia,Marina resolve visitar a amiga que já fazia alguns dias não dava sinal de vida.Foi até sua casa.Nadine estava no quarto,como de costume.Tudo estava escuro,o som tocava sua música preferida na altura máxima,ela estava deitada mas não caiam lágrimas do seu rosto apesar do semblante triste,ela já estava acostumada a não deixá-las cair,não queria que os outros a vissem daquele jeito,não costumava mostrar suas fraquezas.Marina entra no quarto,acende a luz e abaixa a música.A princípio Nadine fica bastante irritada com a amiga:
-Apaga essa luz Marina e aumenta o som,cê sabe que eu não gosto do claro.
-Não,eu não vou fazer o que você tá pedindo.Você também já se acostumou com isso,me pede,eu faço.E hoje não vai ser assim.
Nadine ficou surpresa.Desde que conhecia a sua amiga nunca a tinha visto tratá-la daquela forma.Sentou-se na cama.Marina sentou ao seu lado logo em seguida.
-Eu não gosto de ver você assim..e pior,não gosto de ver você gostar de coisas que te deixam assim,Na.
As duas se encaram.Alguns minutos de silêncio circulam entre elas.Nadine quebra o gelo:
-Hum..você como sempre querendo consertar as coisas que não têm conserto..eu sou assim..a vida me deixou assim,você não pode fazer nada,ninguém pode.Eu já disse pra não se preocupar comigo,eu não mereço sua preocupação,eu não mereço niguém,meu destino é acabar sozinha.Sou ruim demais pra qualquer pessoa,só as enlouqueço e as deixo mal.Não nasci pra ser amada,ao contrário.
Marina não gostava de ouvir aquelas palavras..como alguém pode ser tão incrivel e mesmo assim não se dar conta disso?Mas ela estava ali por gostar de Nadine e sentia necessidade de lhe dizer algumas coisas,mesmo que provavelmente a amiga não fosse lhe dar ouvidos e quem sabe até a destratasse e a mandasse embora.Mas ela sentia na obrigação de fazê-lo.
-Você agora vai ter que me ouvir,dona Nadine.Eu não acredito nas coisas que você acabou de falar.Não mesmo.
-Mas é isso o que eu vejo.
-Quer saber o que eu vejo?Uma menina linda,doce,delicada ao seu modo,com um jeitinho bem peculiar de ser,única,divertida,talentosa,sábia,esperta,confiável,sincera,autêntica,amiga,leal e especial,muito especial.Sabe qual o problema?Você simplesmente aceita o que os outros te fazem de mal..você se permite ser assim.A gente só sofre com alguma coisa até o momento em que a gente decide não sofrer mais isso.Você é dona e responsável por sua vida,não a jogue na mão de qualquer pessoa para culpá-la depois de te deixar assim.Não jogue sua felicidade nas mãos de outra pessoa pra que você se torne dependente daquilo,mesmo que ela só te faça mal,não,a sua felicidade depende unicamente de você.Ninguém vem ao mundo para nos fazer felizes,e sim para completar nossa felicidade.Sofrimento,decepções todo mundo tem.A gente teima em insistir que o nosso sofrimento é o maior do mundo,quando esquecemos que existem situações bem piores do que a nossa.Não existe sofrimento eterno,assim como também não existe felicidade eterna.Mas a gente tem que aproveitar os momentos que nos foram dados,a vida que nos foi dada para procurarmos o melhor para nós mesmos.Você merece ser feliz tanto quanto eu.Todos merecemos isso,pelo menos é pra ser assim.Lamentar não resolve nada,atitudes sim.E garanto que essas que você está tomando não são lá as melhores.Você é muito valente pra muitas coisas,mas para as mais simples,você é medrosa.Mas o medo pode ser vencido,basta você se permitir enfrentá-lo e quer saber,eu vou estar sempre do seu lado quando você precisar e se quiser ajuda,a gente enfrenta juntas.Não tenha medo de ser feliz,alegre.Permita-se!
E nesse momento,Marina olha pro espelho no quarto da amiga.Esse era o problema.Estava quebrado,totalmente rachado,ficava quase impossivel distinguirmos a imagem refletida no objeto.Ela pega o espelho quebrado e põe nas mãos da amiga.
-Tá vendo?Os cacos da sua vida estão ai,bem nas suas mãos,ao seu alcance.Sabe o que tem que fazer né?Pegue um por um e coloque de volta no lugar certo,sem medo.Você pode se cortar até tentando recolocá-los mas vai passar,porque você vai querer que passe,porque você vai querer ver seu reflexo de novo no espelho.E você pode.Basta querer.Você num diz que gosta de mim?Então,você vai pegar um por um,não só por mim mas por você e vai recolocá-los..e vai se olhar no final e gostar do que vai ver..e aqueles pedaços que não serviram mais pra nada jogue no lixo,tire-os de perto.Eu só vou voltar aqui quando o espelho estiver montado de novo.Quando você estiver montada de novo.E não é porque eu não me preocupo ou não goste de você do jeito que você é e blá blá blá..ao contrário,é por realmente me importar e querer o seu bem.Vai ser melhor assim.Agora tá ai,tudo em suas mãos,espero que você faça bom proveito do tempo livre.Seja fênix.Não tenha medo de renascer.Você é importante e especial demais pra muita gente pra deixar tudo se quebrar.Conserte.E depois me chama.E eu tenho certeza que vou gostar ainda mais do que vou ver.
Marina deu um beijo na testa da amiga.E saiu.Agora só dependia de Nadine.Deixar o espelho quebrado e embaçado,ou juntar os cacos e formar uma nova imagem.Ela pode,desde que se permita isso.

(Thaís Tenório.):D

"..embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim.."

[Chico Xavier.]:D

#Fato 7: tenho um sonho meio besta e improvável ( lol ) de ter na minha casa um dia, um golfinho chamado Delfino,uma zebra chamada Teobaldo e uma coruja chamada Matilde ( lol lol lol lol ).

PS: sim,eu sou besta..tipo..muito lol
PS do PS: doentinha..=s
PS do PS do PS: permita-se!
PS do PS do PS do PS: beijos e beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário