sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

As duas Fridas e eu.



Estava a refletir sobre o que escrever aqui..por isso a demora,caros leitores.Mas aí,meio que' do nada' ( que cá entre nós,é sempre algo que pode nos trazer coisas muito boas )..me lembrei de uma certa pergunta no formspring,que era relativa a essa imagem,que na época,estava no meu BG.E talvez ela realmente se aplique ao que eu tenho passado,passei e afins.Pra começar,pra quem não conhece esse quadro se chama "As duas Fridas" e foi pintado,obviamente,pela Frida Kahlo,que por sinal é uma pintora que eu amo de paixão.Enfim,durante a nossa vida,nós somos movidos por sentimentos..estes que podem ser bons ou ruins..e que vão trazer coisas,sensações e lembranças dessa mesma forma: boas ou ruins.Enfim..passamos por muitas situações e muitas vezes saímos feridos ou ferimos alguém.Resolvi colocar essa imagem e falar sobre isso,porque lembrei da temática dessa pintura,e acho que se a gente parar pra analisar direitinho a gente vai encaixando as peças e vendo que tudo faz sentido.Pra quem não sabe,a vida de Frida foi marcada por muito sofrimento,dificuldades,dor,perdas,preconceito e decepções.Mais ou menos como certos períodos da nossa vida,nos quais por muitas vezes tendemos a depressão,o negativismo,o desistir,o se entregar ao sofrimento e se acostumar com isso ao ponto de considerar isso , o seu normal.Mas assim como ela passou por tudo isso,ela vivenciou vários momentos de prazer,alegria,sorrisos,conquistas,reconhecimento,amor,laços.O que também acontece com a gente..a vida é uma mescla de altos e baixos.E talvez isso sirva para que a gente acredite que sempre haverá uma luz no fim do túnel..que nem todo sofrimento é para sempre..que tanto a dor quanto o prazer depende de nós mesmos,de como queremos encarar a situação.Então,depois de compreendermos isso,vou falar aqui como foi a minha resposta na época e que já serve praticamente de conclusão e facilita para que vocês analisem a pintura e entendam a mensagem que ela quis passar,e que eu acho muito válida,pra qualquer pessoa..e que muitas vezes uma imagem fala mais que mil palavras.A minha resposta na época: "..resolvi colocar essa tela,especialmente porque ela representa um pouco de algumas pessoas que já sofreram,principalmente por amor.Ela teve um grande amor,foi casada com ele,mas ele a traía constantemente e a fazia sofrer..mas ela o amava..e de certo modo sempre o aceitava e o fazia participar da vida dela..a cor do céu,por exemplo,mostra que naquele momento ela esperava por uma grande tempestade..não esperava nada de bom na sua vida,de acordo com as coisas que aconteciam para ela.Pode-se perceber também que apesar da diferença de cor,estilo..as duas olham na mesma direção..creio que o que mais chama atenção na imagem são os corações,expostos..para dar uma noção do interior e exterior dela mesma..percebemos também que uma apoia a outra..ela mesma se torna seu apoio nas horas dificeis..no caso,a de coração inteiro segura a mão da de coração partido..dando-lhe força.A Frida de coração partido segura um instrumento cirúrgico,fazendo referência ao rompimento que ela fez com Diego ( seu grande amor ) e o sangue no vestido serve para mostrar o quão doloroso e sofrido foi esse rompimento pra ela.Mas apesar de tudo,ela ela não está morta..pois  a Frida de coração inteiro através da ligação feita pela artéria,leva vida para a outra que sofre.Apesar de não avistar algo bom mais pra frente..as nuvens refletem a esperança em um céu escuro..nuvens brancas que demonstram que no final tudo pode ser religado..melhorado.é mais ou menos isso..acho interessante a forma como ela se expressa em suas obras..principalmente nessa , que é a minha preferida..".Acho que já deu pra falar tudo,né?Não importa o quão doloroso foi seu rompimento,sua vida..não importa quantas tempestades você passou ou espera passar..não importa se você sofreu uma operação..o que importa é que ainda existem nuvens no céu..o que importa é que você tem duas mãos,e uma sempre vai te apoiar..o que importa é que nada é para sempre,nem o sofrimento..o que importa é que ainda existem nuvens no céu.Talvez existam duas de mim..talvez uma esteja de coração partido,mas ainda bem que existe a outra,completa,e essa,nunca soltou a minha mão.Ainda bem que existem artérias..ainda bem que existem ligações..ainda bem que existe vida..ainda bem que existem nuvens no céu.

(Thaís Tenório.):D


"..pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.."

[Frida Kahlo.]:D


"..esse matagal sem fim.essa estrada,esse rio seco.essa dor que mora em mim.não descansa nem dorme cedo.o retrato da minha vida.é amar em segredo.não quer saber de mim.e eu vivendo da tua vida.deus no céu e você aqui.a esperança é quem me abriga.esses campos não tardam em florir.já se espera uma boa colheita.e tudo parece seguir.fazendo a vida tão direita.mas e você o que faz?.que não repara no chão.por onde tem que passar.e pisa em meu coração?.o teu beijo em meu destino.era tudo o que eu queria.ser teu homem,teu menino.o ser amado de todo dia.."

(Djavan.Retrato da vida.):D


PS: desculpem a ausência,queridos..mas fim de ano é tenso..e sei que vocês sabem (=
PS do PS: dias ficando um tanto melhores..' e tudo parece seguir '..(=
PS do PS do PS: obrigada (F)
PS do PS do PS do PS: enfim..é isso..beijos e beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário