terça-feira, 29 de maio de 2012

Entre surpresas,expectativas,canos de escape..e do número 1 ao 100.


Pessoas nos surpreendem.A todo tempo.Isso pode ser bom.Isso pode ser terrível.Mas..o que realmente quer dizer a palavra 'surpresa'? Se nos atermos a um dos significados literais da palavra,encontraremos algo do tipo: "a surpresa é uma emoção básica,que tem a especifidade  de poder ser percepcionada pelo individuo como positiva ou negativa,dependendo da forma e conteúdo que lhe deu origem por um lado das expectativas ou situação concreta em que o individuo se encontra,por outro".Acho que já diz muita coisa né?Especialmente,uma determinada palavra presente e que eu sei que muitos,assim como eu,travam uma luta incessante todos os dias em relação à isso,mas não é fácil..e a palavra é: expectativas.Porém,não podemos esquecer que assim como as surpresas,as expectativas não são totalmente negativas..afinal,praticamente sempre teremos 50% de cada coisa..o velho clichê dos 'dois lados da moeda'.Pessoas nos surpreendem.Eu mesma me surpreendo comigo quase todos os dias.Ultimamente,tem acontecido..mas acho que no momento,pendendo mais pro lado negativo da moeda,sabe?Mas depois de ler essa definição sobre surpresa..compreendi  muito bem,que as preocupações,as ações atuais contribuem diretamente para tal..não só as atuais.Mas isso não cabe aqui..não hoje.Ou cabe,em partes.O motivo de toda essa ladainha inicial sobre pessoas que nos surpreendem está aqui por um motivo,obviamente,tudo tem um motivo..eu poderia ter começado um texto falando sobre café..ou..como é lindo olharmos pro céu..ou sobre alguma música e blá blá blá..mas não..eu escolhi as pessoas...e suas surpresas.É.Devido a coisas me passam esses dias na cabeça,no peito,na familia e na alma..eu venho observando melhor as pessoas.Me observando também,não me excluo do grupo de 'análise' e até sei que em grande parte devo ser motivo de observação também..ou digo mais,deduções e julgamentos.Isso é normal,somos humanos e mesmo que digamos que não é legal e etc e tal,nós julgamos..uma hora,iremos fazer isso..e nosso julgamento vem por deduções erradas ou não, sobre determinada atitude,fala e afins.Vamos voltar as minhas observações.Nas últimas semanas duas coisas,especificamente,me chamaram mais atenção no geral.A primeira:como sempre te perguntam tão automaticamente 'como você está','acontece alguma coisa','tudo bem?' e pessoas andam,viram as costas,e não..elas não estão de fato interessadas em saber como você está..só formalidade pra depois não serem tachadas de chatas,mal educadas ou coisas do tipo.Mas quer saber?Antes elas fossem assim.Pelo menos não dariam margens à expectativas em pessoas que talvez naquele momento estejam frágeis e querendo e quase implorando que alguém olhe pra ela e realmente diga com vontade e força "COMO É QUE TU TÁ?TU TÁ BEM?PRECISA DE ALGUMA COISA?EU ESTOU AQUI".É..se você realmente não se interessa então,pelo amor de Deus eu te digo: seja uma pessoa chata e mal educada.Mas isso também leva a outra questão ,não é mesmo?Por agirmos de uma forma com alguém esperamos que a outra pessoa no mínimo,aja da mesma forma ou quase isso conosco.Mas isso não acontece..pessoas sãos eres distintos..cada um tem uma vivência,uma personalidade,um jeito de ser..então,deixo outro conselho:nunca espere demais das pessoas..nunca espere que elas reajam da mesma forma que você reagiria..nunca compare.E a segunda coisa que me surpreendeu mais,como eu citei antes é a seginte:como ao contrário dessas pessoas inclusas no primeiro grupo,que correm o risco de serem tachadas de chatas e afins..e que ao menos tentam ou fingem interesse,tem as que sequer te perguntam nada..nem a previsão do tempo,mesmo sabendo que você não trabalha com isso..elas até enxergam a necessidade de algo em seu semblante mas simplesmente agem como se nada acontecesse.É.pessoas nos surpreendem.Quando paramos  pra observar,às vezes,nos perdemos em coisas sem importância e não nos atemos ao que interessa..a tentar compreender determinado comportamento..o querer saber o que aflige aquela pessoa..e mais ainda,ajudar de alguma forma,mal sabendo ela que só de se interessar,só de abraçar e fazer-se presente já é uma enorme ajuda.Mas o que fazemos na maioria das vezes?Perguntamos quando a situação já está crítica..e quando a outra pessoa se abre e vira uma explosão de emoções ainda temos a audácia de dizer 'por que você não disse antes?',' por que não me falou?'..e esquecemos,que talvez,estivéssemos distraidos ou despreocupados demais para isso.E o outro se recolhe junto com sabe-se lá quantas dores,aflições e medos.Mas e quem se importa?A não ser ela mesma?Ou nem isso.Mas são nas surpresas,nas observações que também encontramos coisas boas.Sabe quando em um universo de 100 pessoas que são de certo modo,próximas a você e digamos que a número 100..aquela que parecia tão distante..aquela que você não tem tanto contato..aquela que você talvez,não esperava nada demais..te surpreende?Te surpreende sendo a pessoa que mais parece se preocupar com você..mais que aquela que é a número 1?De certa forma,isso vale a pena.Porque apesar de você ficar triste pelas outras 99 incluindo a número 1,você ainda tem o 100..você ainda tem alguém..alguém que além de você mesma..se interessa em saber o que se passa.E isso faz toda diferença do mundo,porque no fim das contas,todo mundo,sem exceções quer ter um cano de escape.Todo mundo quer que alguém se importe.Todo mundo quer ser surpreendido da melhor maneira possivel.Todo mundo quer ser alguém.Pessoas nos surpreendem.E todo mundo precisa de um cano de escape.Por que se não,aonde iriam parar as coisas que não deviam estar dentro de nós?

(Thaís Tenório.):D

"..se você não se importar com a resposta,pare com essa mania de perguntar se estou bem.."

[Bob Marley.]:D

#Fato 84: não gosto de pessoas efusivas.

PS: não estou com muita vontade de ps's hoje..:T
PS do PS: beijos e beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário